O livro dos Salmos é o companheiro constante daqueles que optaram por um caminho espiritual: ele traz conforto nas dores, fé na adversidade, luz na escuridão.
Estudar e recitar os Salmos é uma das formas de agradecermos a Deus, principalmente pelo Messias, e neste primeiro deles recebemos a correta orientação sobre como nos tornamos receptores adequados.
Salmos primeiro, passo a passo.
1.a) “Bem aventurado o homem que não segue os conselhos dos ímpios...!
Só terá uma vida de bênçãos aquele que aprimora o seu desejo de receber para compartilhar (ver "Fracassos")* e, por isso, se mantém distante dos conselhos dos ímpios, das más inclinações. Estes conselhos podem vir de um impulso do próprio coração ou de uma atitude impensada que, por mais inocentes que pareçam, podem nos direcionar para um caminho positivo. (simplicidade do Espírito Santo).
1.b) Nem se detém no caminho dos pecadores,
O homem justo trilha um caminho centrado no amor e no temor ao Senhor; amor para fazer o bem e temor para evitar o mal. Enquanto tivermos amor por trilhar o caminho espiritual, buscando conhecimento e sabedoria, estaremos nos envolvendo com as coisas mais sublimes desta vida. Mas querer fazer o bem (filantropias) não basta, é preciso também evitar fazer o mal, pois as más inclinações geram ondas avassaladoras de negatividade não só para as nossas vidas como para toda a humanidade.
1.c) Nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Ímpios, pecadores e escarnecedores estão reunidos na mesma frase porque, essencialmente, são uma coisa só. Quando participamos da reunião dos escarnecedores, insolentes, mesmo que não compactuemos com o que é dito e/ou feito, estamos vulneráveis às más influências das pessoas. Uma tomada elétrica dará choque mesmo que você desconheça o perigo de se enfiar um arame nos buracos.
*Ver o texto "Fracassos"
Nenhum comentário:
Postar um comentário