quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

O livro de Daniel

O livro trata da história sobre um jovem judeu exilado na Babilônia, que faz grandes progressos graças aos seus talentos inatos e à sua fidelidade à lei de Deus. Este livro foi escrito na sua maior parte em hebraico, com os capítulos 2, 4-7 e 28 em aramaico, idioma de origem semítica (II Rs. 18.26), Labão fazia uso desse idioma (Gn. 31.47). Os Judeus que voltaram do cativeiro, o adotaram e no tempo de Cristo era usado familiarmente pelos judeus e pelas nações vizinhas.

 Daniel na Babilônia (Cap. 1-6).
 Daniel e amigos na corte de Nabucodonosor (Cap. 1).
 O sonho de Nabucodonosor (Cap. 2).
 A Fornalha (Cap. 3).
 A loucura de Nabucodonosor (Cap. 4).
 O festim de Baltasar (Cap. 5).
 Daniel na cova dos Leões (Cap. 6).
 Visões Apocalípticas (Caps. 7-12).
 Os quatro impérios (Caps. 7-8).
 Oração de Daniel e a resposta do anjo (Cap. 9).
 Visões de conflito futuro (Caps. 10-11).
 O fim dos tempos (Cap. 12).

As histórias sobre Daniel são situadas no século VI a.C. e enfatizam as pressões sobre os exilados judeus para que abandonassem a sua fé e seus estilos de vida tradicionais. Apesar das ameaças às suas vidas; Daniel e seus amigos (Sadraque, Mesaque e Abednego) resistem e são apresentados como um exemplo para todas as gerações subsequentes que possam ficar tentadas a desistir de suas crenças e de suas identidades que as distinguem.

Se formos falar sobre o seu tema, podemos dividir em duas partes, onde servem para um mesmo propósito : inspirar e encorajar o povo numa época de grande perseguição.

As histórias do próprio Daniel mostram que era possível vencer permanecendo fiel à Deus, enquanto as visões usam imagens dramáticas para assegurar aos leitores que embora as coisas possam parecer fora de controle, Deus não os abandonou, e os cruéis opressores logo serão destruídos.

 Quando olhamos para os momentos vividos pelo povo judeu no exílio babilônico a perspectiva nos mostra que se tratava apenas de uma situação temporária: Em que Deus e as forças do bem sempre prevalecerão sobre as forças do mal.