sexta-feira, 29 de julho de 2011

Livros desaparecidos

NM. 21.14 LIVRO DAS GUERRAS DO SENHOR

JS.10.13, II SM 1.18 LIVRO DOS JUSTOS

I CR. 27.24 LIVRO DAS CRONICAS DO REI DAVI

II CR. 9.29 LIVRO DAS FALAS DE NATÃ

DAS PROFECIAS DE AÍAS, O SILONITA

DAS VISÕES DE IDO, O VIDENTE.

Estes foram livros que continham poemas e feitos do povo de Deus que se perderam ao longo dos tempos.

Não posso afirmar em que tipo de materiais foram escritos.

Mas sendo a escrita cuneiforme originaria da mesopotâmia talvez fizeram uso de tabletes de barro para fazer as narrativas. conforme Ez. 4.1.

Mas onde encontramos a maior parte das escrituras que compõem a palavra de Deus foram encontrados em Papiros ou pergaminhos

Papiros. Planta aquática muito comum no Egito, também conhecida como “junco” (Ex. 2.3; Jó 8.11; Is.18.2) Do cerne de seu caule se produzia um material semelhante à folha de papel, Esses rolos podiam medir 15 metros, mas o tamanho padrão eram de 10 metros. Os primeiros escritos da bíblia foram feitos neste material.

Pergaminhos. Este nome é derivado da cidade de Pérgamo. Eram peles de cabra ou ovelha que depois de processadas adequadamente eram usadas para escrita, com maior duração que o papiro, porém mais caro. Muito usado no tempo apostólico. (II Tm. 4.13).

Os manuscritos do Mar Morto foram casualmente descobertos por um grupo de pastores de cabras, que em busca de um de seus animais localizaram, em 1947, a primeira das cavernas com jarros cerâmicos contendo os rolos.

Inicialmente os pastores tentaram vender o material em Belém.

Mais tarde, foram finalmente vendidos para Athanasius Samuel, bispo do mosteiro ortodoxo sírio São Marcos em Jerusalém e para Eleazar Sukenik, da Universidade Hebraica, em dois lotes distintos.

A autenticidade dos documentos foi atestada em 1948. Em 1954, governo israelense, que já havia comprado o lote de Sukenik, comprou através de um representante, os documentos em posse do bispo, por 250 mil dólares. Os Manuscritos do Mar Morto formam uma coleção de cerca de 930 documentos descobertos entre 1947 e 1956 em 11 cavernas próximo de Qumran, uma fortaleza a noroeste do Mar Morto, em Israel (em tempos históricos uma parte da Judéia). Estes documentos foram escritos entre o século III a.C. e o primeiro século depois de Cristo em Hebraico,

Aramaico e grego.

A maior parte deles consiste em pergaminhos, sendo uma pequena parcela de papiros e um deles gravado em cobre.

Os manuscritos do Mar Morto foram classificados em três grupos: escritos bíblicos e comentários, textos apócrifos e literatura de Qumram.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Trabalhando com sucesso com o corpo humano

Como o milagre não se explica, ou melhor, não existe formulas matemáticas, equações ou teoremas, assim também não temos formulas milagrosas fora da bíblia para fazermos missões.

Portanto toda a Bíblia, reafirmo a palavra “TODA”, isto é de Genesis à Apocalipse ela está repleta de exemplos de homens, mulheres, jovens e crianças que debaixo da unção do mesmo ESPIRITO SANTO DE ATOS 1:8

“MAS RECEBEREIS A VIRTUDE DO ESÍRITO SANTO, QUE HÁ DE VIR SOBRE VÓS; E SER-ME-EIS TESTEMUNHAS, TANTO EM JERUSALÉM COMO EM TODA A JUDÉIA E SAMARIA, E ATÉ AOS CONFINS DA TERRA.”

Foram enviados para cumprirem missões segundo os desígnios de DEUS.

Moisés, Jonas, Débora (Cananeus), a menina de II Rs. 5 que pregou para Naamã, e o Menino Samuel que teve a tríplice unção Juiz, sacerdote e profeta que teve a missão de conduzir o povo de Israel em um período negro de sua historia em uma transição da Teocracia para o reinado. Emilio Conde > Anarquia, Esequias Soares > Apostasia > e Boyer > decadência.

Segundo eu entendo Fazer missões é BÍBLIA, ORAÇÃO E OBEDIENCIA.

TODOS QUE FIZERAM E FAZEM MISSÕES DE FORMA EFICAZES FAZEM SEGUNDO ESTES PRINCIPIOS.

DICAS DE COMO SE FAZER MISSÕES

1. Com as mãos primeiramente você já estendeu a mão para este irmão que esta ao seu lado. Você sabe o nome dele, pergunte, diga o seu, pergunte a sua necessidade, se ele puder falar tudo bem se não Deus é onisciente, comece a Orar, interceda por ele.

Sim para este irmão é fácil você estar estendendo a mão. Mas eu quero vê você estar fazendo o que certo irmão fez ao pregar para os mendigos no arco da lapa. Chegando em casa falou com a sua esposa que o cheiro daquelas pessoas ainda estava impregnado nas suas mãos e roupas.

2 - Trabalhando com os joelhos: Antes de apresentar Jesus para o pecador, apresente o pecador para Jesus.,

3 - Trabalhando com os pés: Is. 52.7 e Rm. 10.15

4 - Com o coração, com amor: O amor de Deus Jo. 3.16, Com o nosso amor I Jo. 3.16.

5 - Com a boca: Is. 6.6-8

6 - Com o suor do seu rosto ou com o seu bolso ou com a sua carteira: I Ts. 2.9, II Co. 9.6 e 7.

7 - Com os olhos e ouvidos: Mc. 8.18, 19. Ap. 3.18

Olhando a nossa volta – Dentro na nossa própria casa. Em frente a nossa própria igreja.

Secretario e vice. E os meninos a frente da Igreja. NÃO FAÇA ISSO SÓ NO MOMENTO QUE ISTO VENHA TE TRAZER NOTORIEDADE.

I. I. IDE >

II. D. DEPRESSA >

III. E. EVANGELIZAR

terça-feira, 19 de julho de 2011

Pai nosso (Mt. 6)

Através do pai nosso reconhecemos:

1 – A soberania divina: Pai nosso que estais nos céus.

2 – A santidade divina: Santificado seja o teu nome.

3 – A implantação do seu reino: Venha o teu Reino.

4 – A Submissão à vontade divina, sem limites da sua atuação: Faça-se a sua vontade,

assim na terra como no céu.

5 - Da dependência divina: O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.

6 – Que temos que perdoar para recebermos perdão (no horizontal e no vertical): E

Perdoa-nos as nossas dividas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores.

7 – Que somos alcançados com proteção contra as tentações, forças internas: E não

nos induzas a tentação.

8 – Que somos alcançados com proteção contra as forças externas: Mas livra-nos do mal.

9 – Dever de exalta-lo pois ele domina sobre tudo e sobre todos: Pois teu é o reino o poder

e a gloria.

10 – O Amem: Representando o próprio Cristo conforme Ap. 3.14, e Rm. 8.26

Conclusão: Se quisermos ser servos, temos que passar uma procuração para os céus, que se renova a cada dia ou a cada momento, com o dobrar dos nossos joelhos dizendo seja feita a tua vontade (na minha vida) assim na terra como no céu.

Não é hora de recolhermos e lavarmos as redes.

Temos que estar fazendo o caminho inverso até chegarmos ao nascimento da igreja genuína.

Estamos como barcos atracados em estaleiros que precisam de reparos mais eles nunca acontecem. Porque não deixamos ser trabalhados. As transformações as mudanças enfim um novo nascimento uma nova criatura. As coisas velhas se passaram

Jesus entrou naquela ocasião no barco de Simão Pedro. Hoje Jesus entra nos nossos barcos (em nossas vidas) através do espírito santo. Na igreja primitiva eles esperaram por cerca de 50 dias após a morte de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Hoje se você aceita-lo ele entra no seu barco (na sua vida automática e sobrenaturalmente) e pela fé você poderá ser cheio do Espírito Santo batizado neste mesmo momento. Estes sinais seguirão os que crêem.

V. 5. Havendo trabalhado toda a noite. Estavam: 1-Cansado 2-Com fome -3-Com sede 4-Com sono. Um dos principais motivos de Jesus entrar em nossos barcos (nossas vidas) são as nossas fraquezas físicas ou espirituais, Jesus à principio tratava de como eles tinham que perseverar para suprir o pão de cada dia. Necessidades cotidianas Jesus é meu pastor e nada me faltará, principalmente quando eu estou sendo obediente a sua voz.

Jesus não quer esperar o amanhã, o milagre que Ele quer fazer é hoje, aqui e agora.

V. 3 – Pediu que o afastasse um pouco da terra. Ele esta falando para que afastemo-nos da coisas terrenas e mundanas e nos aproximemos das celestiais.

Jesus se sentou ao lado de Pedro. Jesus tem que estar ao seu lado para você pregar (pescar). Jesus precisa de você para ele ser pregado.

Talvez Jesus acabou de falar contigo (silêncio) Este é o primeiro sinal do milagre.

Você não é mais o capitão, Eu chequei para tomar o leme de seu barco. Jesus entrou no comando do barco (a vida) de Pedro.

V. 7 – Sua provisão é abundante, temos que compartilhar a suas bênçãos com os nossos. At. 16;31

Se você está pescando com Jesus no seu barco você terá alimento para o povo.

V. 4 – Faze-te ao mar alto. Jesus quer te tirar das águas rasas, Ele que te levar as águas profundas.

V. 8 – Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Ouvi um irmão disser que Deus não houve pecador! E eu pensei comigo mesmo, se ele não houve pecador, com certeza eu não vou para o céu, diante desta afirmação ele nunca me ouviu. Uma coisa eu posso ter certeza Deus não houve crente (conhecedor da palavra que não se arrepende e continua na pratica do pecado).

V. 11 – Deixaram tudo, e o seguiram. O que você precisa deixar para seguir a Jesus. SEM ELE NADA SOMOS, SEM ELE NADA PODEMOS FAZER!!!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Falando aos Pastores

Geralmente eles gostam de serem ouvidos, mais dificilmente gostam de ouvir.

Para que venhamos a ser bons lideres temos que tratar a igreja como se fosse a nossa própria casa e vice-versa.

Assim como há bons chefes de família sem serem bons cristãos, também há bons cristãos sem serem bons chefes de família. Portanto como há bons e maus na vida secular, não será diferente na vida espiritual.

Aquele que tem sucesso na forma de conduzir o seu lar, também será mais fácil para ele ter sucesso no conduzir a igreja de Cristo.

Trate as mais idosas como se fossem a sua própria mãe, os idosos como pais, as mulheres de idade mediana como se fossem a sua esposa, as mais novas como filhas ou netas.

Aos homens de sua mesma idade como irmãos, e aos mais novos como filhos ou netos.

Ao administrar as contas da igreja não procure fazer caixa, pois ela não é empresa (não seja avarento) a não ser que você tenha uma meta. Invista em missões e no social, seu testemunho é importante não só para os de fora ele é de vital importância também para os de dentro.

Mesmo que você esteja de posse de uma pasta, tenha a bíblia sempre a mão. Pastor também evangeliza não se mantenha anônimo em uma situação que o nome de Jesus tem que ser glorificado. Crie o seu próprio rodízio, verifique o ultimo algarismo da placa do seu carro e todos os dias terminados neste deixe ele na garagem vá de ônibus, Van, Kombi ou mototaxi e faça aquilo que você do púlpito tem pedido as sua ovelhas para fazer.

E que Deus abençoe você que é liderança e as sua ovelhas; em nome de Jesus, amém.

Não é sábio eu esquecer das minhas origens!

Aqui está o texto base para meditação. “Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente: nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.” (I Pe. 5; 1-3).

Respondendo; “blasfêmia” contra o Espírito Santo.

Primeiramente para elucidar questões sobre determinado assunto é bom que ao invés de darmos respostas da pergunta: o que é? Façamos ao contrario dizemos aquilo que não é.

Em 1ª Co. 2.10. Na Bíblia ERA “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as cousas perscruta, até as profundezas de Deus”. Este atributo não foi dado nem ao próprio Jesus. Nem o próprio Jesus o sabe.

Quando falamos que o Espírito Santo perscruta (investiga minuciosamente) ele se coloca como um aferidor, sendo Ele Deus em sua terceira pessoa, temos um quarto atributo que manifesta os seus poderes não muito divulgado em nosso meio a presciência (previsão do futuro) conforme At. 2:23.

Ele sabe que aquela pessoa vai de mal a pior (Ananias e Safira, At. 5). Como Deus não é um ser equivocado, podemos dizer que Ele une o útil ao agradável punindo o casal com a morte física e espiritual e ainda trouxe o ensinamento para a igreja da época e a que se seguiria até os dias futuros.

É bom lembrar que o ateu que diz não crer em Deus, como pode ele pecar contra aquilo que para ele não existe. Mas ele não deixa de usufruir da natureza divina. Também neste caso o Espírito Santo entra como aferidor, pois somente ele sabe se o ateu está falando isto da boca para fora por conveniência ou confessando Deus em seu coração de uma até mesmo mais espiritual do que muitos (em espírito e verdade).

Uma pessoa que está vivendo um descontrole emocional, drogas, depressões, pânicos e outros dificilmente em suas crises será taxada em seus atos como estivesse blasfemando contra o Espírito Santo. Creio que se fosse assim quem poderia ser salvo, senão os que são nascidos no evangelho.

Se pecarmos temos um advogado, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo. (I Jo. 2:1, II Tm. 2:13.) Mas o alerta está na questão de anularmos a nossa aliança com aquele que intercede por nós ate a ultima instância (Rm. 8.26), junto ao Pai e ao Filho.

Em Atos 5:3, o apóstolo Pedro não fala que Ananias pecou contra Deus ou contra o Senhor Jesus, mas sim que ele mentiu contra o Espírito Santo e por seu coração está completo de satanás não haveria lugar mais para Deus em sua vida e na vida da sua esposa.

Deus nos tempos de olho por olho e dente por dente puniu os desobedientes e agraciou os misericordiosos mesmo não sendo estes merecedores da primeira aliança por não serem da descendência de Abraão. E o Senhor Jesus como sumo sacerdote não estaria por está ocasião na posição de julgar ou punir.

Pedro discerniu o que Ananias e Safira tinham tramado, mas a ação que fulminou a ambos não partiu dele foi única e exclusiva do Espírito Santo.

Oro nesta hora no momento em que você fez leitura deste texto, e que o exposto tenha esclarecido as suas dúvidas, e o que eu não conseguir faze-lo que o Espírito Santo o faça por mim. Em nome de Jesus amém. (E, se algum de vós tem falta de sabedoria .. TG 1:5,6)

segunda-feira, 11 de julho de 2011

PÁSCOA > ÊX. 12:18, 19; 13:3-10.


ERA A COMEMORAÇÃO DO LIVRAMENTO DOS ISRAELITAS DO EGITO, COMEÇAVA NO DECIMO QUARTO DIA DO MÊS DE ABIBE OU NISÃ A TARDE ISTO É NO FINALZINHO DE UM DIA E LÓGICO NO INICIO DO OUTRO. CORRESPONDERIA AO NOSSO MÊS DE ABRIL

ERA REALIZADA COM REFEIÇÃO SACRIFICIAL, QUANDO UM CORDEIRO OU UM CABRITO INTEIRO ERA ASSADO E COMIDO PELOS MEMBROS DE UMA FAMÍLA COM ERVAS AMARGAS E PÃES ASMOS.

NESSA OCASIÃO O CHEFE DA FAMÍLIA CONTAVA A HISTORIA DA REDENÇÃO DO EGITO. (TRADIÇÃO ORAL).

ESTES SACRIFICIOS APONTAVAM PARA A EXPIAÇÃO DO PRÓPRIO CRISTO.

AS ERVAS AMARGAS FAZIAM LEMBRAR DA S AMARGURAS DA SERVIDÃO NO EGITO.

OS PÃES ASMOS A PUREZA, SEGUNDO LEV. 6.17.

JOÃO 6.47-59 – PRINCIPALMENTE O VERS. 59

Falando de Salmos vers. 6

6.a) Porque o Senhor conhece o caminho dos justos;

Só nos tornamos justos, quando estamos em Cristo pois Ele é o próprio caminho, e é pela obediência que somos justificados. mas as adversidades espirituais estão em nosso caminhar sobre a face da terra e está no salmos 91:11, 12 uma das mais belas promessas da Bíblia sagrada “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com teu pé em pedra.”

6.b) Mas o caminho dos ímpios perecerá.

Podemos dizer que a Bíblia é um livro verdade, mas nem todas as verdades contidas nela e da vontade de Deus que aconteça, pelo contrario II Pe. 3.9 “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham ao arrependimento.”

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A união faz a Fé - Lc. 5:17-26

É difícil estarmos pensando de uma forma comum, ou melhor, todos de acordo com uma mesma coisa. Uns tem fé de mais; outros um pouco menos.

Há um lema usado em campanhas políticas e em movimentos sindicais, em que é dito que: “Povo unido jamais será vencido”. Mas segundo a bíblia, não é bem assim.
Que diremos nós, o povo de Deus?
São milhares de versículos e uma variedade imensa de trechos bíblicos com suas promessas, que nos garantem vitória, e um deles está em Mateus 18:19, 20; “Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu pai, que está nos céus. Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.
Jesus veio para somar, dar o seu aval e Deus que está nos céus determina o milagre para a sua vida e para os seus. Mas ali não eram dois, eram cinco; mais do que dois. É esta unidade que Deus se agrada.
Fugindo um pouco do tema central, é bom estarmos totalmente vigilantes. “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”; (I Pe. 5:8). Assim como esteve junto ao povo de Israel durante a sua caminhada no deserto em direção a terra prometida.
Podemos dizer que a voz do povo é a voz de Deus? Na verdade não, nem sempre a maioria ou o todo representa a vontade de Deus.
E foi por ocasião do Êxodo, no livro do próprio nome capitulo 32, que temos um exemplo de união que funcionou de forma contrária a vontade de Deus.
E ainda em I Sm. 8.1-22. Quando o povo pediu ao Profeta Samuel um rei para reinar sobre eles.
Portanto é bom frisar que a união tanto nos poderá levar a vitória ou a derrota. Voltando ao tema: Aqueles homens já tinham o pleno conhecimento do poder do filho de Deus. Tinham eles chegado à unidade plena da fé, movidos por um amor sobrenatural e divino, o sincronismo, a precisão, tudo detalhadamente preparado para que não houvesse queda, para não agravar a lesão daquele homem.
E ele é descido diante de Jesus, que na sua presciência, imediatamente determina a cura. “E, vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, os teus pecados te são perdoados. E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais em vosso coração? Qual é mais fácil? Dizer: Os teus pecados te são perdoados, ou dizer: Levanta-te e anda? (Lc. 5:20-23)
Você que está paralítico físico ou espiritualmente. Não importa que sejam conduzidos à presença de Jesus por uma, duas ou mais pessoas.
Cura e perdão, perdão e cura, salvação e libertação? Não importa desde o momento que você o aceite, e, é importante que tu tenhas fé, porque ele veio para isso.
Jesus quer iniciar ou reiniciar a sua vida espiritual com milagres, simples, duplos ou triplos, na alma no corpo e no espírito. Porque para Deus nada é impossível. (Lc. 1:37).
I Jo. 5:14. “E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve”.

O Senhor quer te ouvir nesta hora, fale com ELE.
Só depende de VOCÊ. Assuma um compromisso com ELE!
Levanta-te, para ajudar a levantar a outros.

E QUE DEUS TE ABENÇÕE RICA E ABUNDANTEMENTE!

Falando de Salmos vers. 5

5.) Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.

Ou seja, nem os ímpios prevalecerão em julgamentos, nem os pecadores na assembléia dos justos. Os ímpios e pecadores cedo ou tarde serão severamente julgados pelo Senhor. Por vezes não entendemos a aparente prosperidade dos que praticam iniqüidade mas não devemos nos irritar ou nos deixar abater por causa disso, o que nos faria muito mal. Mesmo o mais sábio entre os homens tem uma percepção limitada dos planos do Senhor e Ele jamais abandona o justo.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Acredite se puder!

O polêmico escritor e dramaturgo português, José Saramago, afirmou , em Penafiel, que “a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana”. Para José Saramago, “Deus só existe na nossa cabeça”.

“Sobre o livro sagrado, eu costumo dizer: lê a Bíblia e perde a fé!”, disse o escritor, numa entrevista concedida à Agência Lusa, a propósito do lançamento mundial do seu novo livro, intitulado “Caim”, que ocorreu em 21 out. 2009 na cidade portuguesa.

“A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!”, afirma o Nobel da Literatura de 1998, para quem não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão.

“O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinha Maomé ou os redatores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!” afirmou.

Saramago frisou que “as guerras de religião estão na História, sabemos a tragédia que foram”.

Considerou que as Cruzadas são um crime do Cristianismo, morreram milhares e milhares de pessoas, culpados e inocentes, ao abrigo da palavra de ordem ‘Deus o quer’, assim como acontece hoje com a Jihad (Guerra Santa).

Saramago lamenta que todo esse “horror” tenha feito em nome de “um Deus que não existe, nunca ninguém o viu”.

“O teólogo Hans Kung disse sobre isto uma frase que considero definitiva, que as religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros. Só isto basta para acabar com isso de Deus”, afirmou.

Salientou ainda que “no Catolicismo os pecados são castigados com o Inferno eterno. Isto é completamente idiota!”.

“Nós, os humanos somos muito mais misericordiosos. Quando alguém comete um delito vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão e depois é reintegrado na sociedade, se quer”, disse.

“Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe por que, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?”, perguntou.

Para José Saramago, “Deus só existe na nossa cabeça, é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a idéia de Deus. É isso que tenho feito, na parte que me toca”.

Fonte: Lusa / Gospel+

Falando de Salmos vers. 4

4.) Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.

Quando falamos deste versículo é bom que compreendamos o que é uma moinha; Fragmento de palha que ficam na eira quando se debulham cereais; pó a que se reduz qualquer substancia seca ou triturada. Diz-se também que é um tipo de arbusto de certos desertos dos Estados Unidos que é visto em certos filmes de “westerns, faroeste ou cowboys”, sendo impulsionados pelo vento e quando encontram certos obstáculos ficam retidos por eles e ali tornam a fixar sua raízes”.

A poeira do moinho ao vento é a pura representação da fragilidade. Aquele que não tem suas raízes no Senhor está a mercê dos acontecimentos ao seu redor, vulnerável a tudo, aos altos e baixos da vida.

Parábola do camaleão


Por ocasião dos cem anos das Assembléias no Brasil, um camaleão que estando no Rio de Janeiro e que em todos os dias se posicionava sobre uma grande pedra para tomar sol por que é um animal de sangue frio e todos os viam não só no Rio mais em todo o Brasil e no mundo. E só isso não foi suficiente para ele não se conteve, botou sua língua para fora para se apresentar maior do que já era. Talvez, não queimado pelo sol 40º que é a marca do verão carioca, mais sim pela grande massa polar trazida pelo inverno que pode neutralizar aquilo ou aquele que um dia foi quente e hoje vive do passado.

Não sei qual foi a cor que assumiu, só que aqui do Rio por uns dias ele sumiu, camaleão voando que rumo estaria ele tomando, direção igual a tantos outros camaleões, que uma vez transformados de cores não mudam não, não se dobram perante a multidão, perseveram até o fim para herdarem a salvação. Diante de todas as situações tem que ser um pacificador, mesmo que a situação lhe traga dor. Mesmo que eu seja um grande empreendedor o meu papel é ganhar almas para o senhor, e não mudar de cor ao meu bel prazer, pois naquele dia e hora eu ao sei a cor que vou ter. Medite > Mc. 8:36, Mt. 16:26 e Lc. 9:25.